quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mais de 20.000 espécies de animais e plantas considerandos em vias extinção



Especialistas em conservação de espécies consideraram que 22.413 de 76.199 espécies de plantas e animais investigados, como estando em risco de extinção, de acordo com a atualização anual feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que elabora uma Lista Vermelha das espécies em vias de extinção (http://www.iucnredlist.org/news/global-appetite-for-resources-pushing-new-species-to-the-brink). Esta lista foi lançada este mês, sendo que no ano passado, 33 espécies foram declaradas extintas. A atualização aponta algumas causa tais como a pressões de atividades como a pesca, extração de madeira e agricultura como os principais impulsionadores na perda de espécies. Este inventário é considerando o mais aprofundado do mundo, no que se refere ao estado de conservação das espécies.


"Cada atualização da Lista Vermelha da IUCN faz-nos perceber que o nosso planeta está constantemente a perder a sua incrível diversidade da vida, em grande parte devido às nossas ações destrutivas para satisfazer nosso apetite crescente por recursos", diz a diretora geral da IUCN Julia Marton-Lefèvre.


Algumas das espécies consideradas, este ano em vias de extinção, são:


Atum rabilho do pacifico (Thunnus orientalis)

Esta espécie de atum altamente valorizada passou da categoria de “pouco preocupante”, para “vulnerável”, o que significa que está agora em perigo de extinção. Os mercados do sushi, principalmente na Ásia são a principal causa pela qual esta espécie está em vias de extinção.


Enguia Americana (Anguilla rostrata)

Agora listada como ameaçada de extinção, a enguia americana enfrenta ameaças graves devido a mudanças climáticas, poluição, parasitas, perda de habitat e caça furtiva.




Borboleta Preta (Ocybadistes knightorum)

A borboleta preta, nativa da austrália foi colocada na lista “em perigo”. A espécie está ameaçada principalmente devido à invasão de ervas daninhas e às construções na áreas costeiras que destruíram progressivamente o seu habitat.


Lesma Rosa Gigante (Triboniophorus sp. nov. “Kaputar”)

A espécie de lesma australiana de montanha foi considerada em vias de extinção, uma vez que enfrenta graves ameaças devido às mudanças climáticas e perda de habitat. Também a pressão da invasão de suínos selvagens ao seu habitat que leva à degradação das suas hipóteses.



A Lista Vermelha obedece a critérios precisos, para avaliar os riscos de extinção de milhares de espécies e subespécies, pertinentes a todas as espécies e em todas as regiões do mundo, com o objetivo de informar sobre a urgência das medidas de conservação para o público e legisladores, assim como ajuda a comunidade internacional na tentativa de reduzir as extinções


Fontes: The Dodo; The IUCN Red List of threatened species

Sem comentários:

Enviar um comentário