segunda-feira, 20 de abril de 2015

Top 10 das maiores cobras do mundo



As cobras são répteis rastejantes, com corpo alongado e que não apresentam patas. Aquelas que são venenosas são as mais chamativas e também as maiores do mundo. No Brasil há registo de mais de 370 espécies de serpentes, como os mais diversos com tamanhos, formatos e coloração.
Em relação ao veneno são poucas espécies que apresentam perigo para os seres humanos. Mas existem as denominadas peçonhentas, com produção de veneno concentrado, estas têm dentes modificados.
As serpentes podem ser de grandes e assustadores tamanhos.

10º Cascavel do Texas ou Cascavel-Diamante-Ocidental
Esta incrível cobra é especialmente originária dos Estados Unidos e também do México. O tamanho de uma cobra adulta é de 1.2 m a 1.5 m de comprimento. Nos casos mais raros
A Cascavel do Texas pode apresentar mais de 1.8 m, ou até mesmo de 2.13 m.

9º Cobra do Índigo 
A enorme Cobra do Índigo é nativa dos Estados Unidos, e não apresenta veneno. A adulta típica mede ente 2.13  m e 2.36 m, tendo sido observado um exemplar de 2.5 m.

8º Pseudonaja Textilis
A cobra Pseudonaja Textilis é da família Elapidae. Um exemplo desta espécie pode ser encontrado na Austrália, na área da Nova Guiné, mede geralmente entre 1.1 m e 1.8 m. A maior mede 2.5 m.

7º Surucucu ou Pico de Jaca
A serpente Pico de Jaca é a cobra peçonha com maior tamanho na América do Sul. Os adultos da espécie apresentam crescimento entre 2 m a 2,5 m, mas o tamanho de 3m não é muito raro.
O registro do maior tamanho, em comprimento, da cobra Pico de Jaca foi de 3,65 m, sendo a maior cobra venenosa no hemisfério ocidental. E o peso dessa cobra varia entre 3 kg a 5 kg.

6º Giboia Constritora
Na sexta posição entre as 10 maiores espécies de cobras do mundo está esta serpente. A adulta pode atingir de 2 m a 4,5 m em comprimento. No país é possível encontrá-la na América Central do Sul, sendo a segunda maior do país.

5º Cobra Real
Em quinto lugar na seleção está a Cobra Real, maior cobra venenosa existente, com possibilidade de passar dos 6 m em comprimento, ou seja, tamanho expressivo e o mesmo valendo para o veneno.
As cobras reais vivem principalmente nas florestas tropicas, e planicies da Índia, sul da China e sudoeste asiático.

4º Piton-Diamante
A espécie é encontrada pela Austrália, Nova Guiné e Indonésia. No geral, o comprimento varia de 2 m a 3 m, podendo alcançar o tamanho enorme de 6,5 m. A característica interessante das cobras é que são capazes da abertura da mandíbula para alimentação com as presas, que são bem maiores.
Esse fator é explicado pela mobilidade na mandíbula, sendo a abertura bucal maior do que 150°. A serpente apresenta as duas metades da mandíbula livres.

3º Piton-Indiana
A cobra é uma espécie da família Phythonidae, com presença na Índia, Bangladesh, Nepal, Paquistão, Mianmar e ainda Sri Lanka. O tamanho alcançado, em comprimento, por essa serpente especial é de 6 m, porém o tamanho pode atingir  8 m em alguns casos.

2º Sucuri—Verde
Em segundo lugar na seleção das 10 maiores espécies de cobras pelo mundo está a Sucuri-Verde, sendo a maior e mais popular das espécies da sucuri. É observada na América do Sul, em regiões consideradas alagadas.
O tamanho da Sucuri-Verde pode passar dos 9 m em relação ao comprimento da cobra, e ainda ultrapassar 300 kg. No tamanho máximo, que é raro, nem a onça pintada pode matar a serpente.


1° Píton-Reticulada


Trata-se da maior espécie de cobra na seleção das 10 maiores serpentes, é da família dos pítons, com possibilidade para alcançar 9,5 m no comprimento. No geral, a medida fica entre 3 m e 6 m, ou seja, são enormes.
Essa maior serpente pelo mundo no quesito comprimento é também a maior nativa na Ásia. É excelente nadadora, sendo vista até mesmo em mares. O habitat natural é em florestas tropicais, ou proximidades das pradarias e também em matas. Há associação da Píton-Reticulada com rios, e observada por regiões próximas dos lagos.

Sem comentários:

Enviar um comentário