sexta-feira, 10 de julho de 2015

DGS lança linha de orientação para alimentação vegetariana saudável.


A Direção-Geral da Saúde lançou um manual dedicado à alimentação vegetariana, para esclarecimento de profissionais de saúde e população em geral. Este manual contem informações nutricionais dos alimentos, benefícios e riscos de uma opção em termos alimentares, com cada vez mais adeptos em Portugal.

"Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável" é um manual que tem como objetivo promover a informação disponível nas instituições de saúde sobre os benefícios de consumir produtos de origem vegetal e simultaneamente contribuir para um maior conhecimento dos profissionais de saúde e da população em geral, evitando erros que possam colocar a saúde em risco.

O manual contém uma breve história sobre os conceitos associados à alimentação vegetariana, os benefícios, os riscos, os principais alimentos e as suas classificações, podendo dividir-se em ovolactovegetariana (exclui carne e peixe, mas inclui ovos e lacticínios) ou vegetariana estrita ou vegana (que exclui todos os alimentos de origem animal).

Hoje em dia há cada vez mais livros, receitas e revistas, bem como menus alternativos nos restaurantes com opções vegetarianas, mas a DGS nunca tinha publicado orientações sobre a alimentação vegetariana, quando uma das conclusões do relatório 2015 sobre a saúde dos portugueses é que os motivos que mais influenciam a perda de anos de vida com qualidade saudável é a alimentação não saudável, principalmente pobre em fruta e hortícolas.

Estudos internacionais demonstram que cada vez há mais pessoas aderir a este tipo de alimentação, tanto influenciados pelas preocupações ambientais, pelo sofrimento causado aos animais, como por questões de saúde. A adoção destes hábitos verifica-se maioritariamente entre a população jovem e mais informada, sobretudo entre estudantes universitários.

Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável

Sem comentários:

Enviar um comentário