quarta-feira, 29 de julho de 2015

Documentário denuncia exploração e assassinato de leões para atrair turistas na África do Sul.



O Documentário Blood Lions  faz muitas denuncias sobre a exploração comercial de leões e outros animais selvagens, que vivem na savanas sul africana. O filme estreou no dia 22 de julho integrando o festival Durban International Film Festival, na África do Sul. 

O filme é um projeto que envolveu várias organizações (entre as quais a organização International Fund for Animal Welfare (IFAW).). O jornalista Ian Michler, tem denunciado esta situação desde 1990, quando (segundo estimativas da época) havia cerca de mil animais em cativeiro. Até 2005, o número de animais nesta situação cresceu para cerca de 3 mil e 3500 espécimes.
Atualmente, existem mais de 200 estabelecimentos, que aprisionam entre 6 e 8 mil animais, na sua maioria leões, que vivem em condições degradantes. Trata-se principalmente de propriedades agrícolas que fazem a criação de leões e outros animais para fins meramente comerciais. Esta indústria defende-se, argumentando que o principal objectivo é a conservação.
A IFAW destaca que nenhuma exploração agrícola de criação de animais, tem o reconhecimento de conservação de espécies, nem sequer cumpre os critérios mínimos defendidos pelos ecologistas. Na verdade, a sua finalidade é meramente lucrativa, os animais são criados para uma série de atividades comerciais, que vão desde o comércio e “adoção”, até atrações turísticas, como “passeios com leões”. Quando atingem uma idade avançada, os animais costumam ser vendidos ou assassinados para que seus ossos sejam comercializados no mercado negro. A IFAW destaca que grande parte dos machos são assassinados em caçadas turísticas, realizadas dentro de um perímetro cercado.
Se esta tendência se confirmar, a África do Sul terá mais de 12 mil animais selvagens vivendo em cativeiro até o ano de 2020. Blood Lion tenta conscientizar e informar o público acerca dessa indústria cruel e extremamente lesiva para os direitos animais neste país africano.

Veja o trailer do filme 


Fonte: Anda

Sem comentários:

Enviar um comentário