quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Conheça alguns documentários que vão mudar a sua opinião sobre o consumo de carne



A Dieta Vegetariana segue o conceito estabelecido por aqueles que decidiram excluir a carne, o peixes e todos os outros produtos de origem animal de sua alimentação, seja por motivos ambientais, éticos ou religiosos.

O número de vegetarianos e vegans tem vindo a aumentar em todos o mundo, em consequência disso estão aparecer no mercado uma variedade maior de opções para quem escolhe este tipo de dieta. Para além das empresas fornecerem uma gama de produtos mais diversificada também os supermercados reservam áreas maiores dedicadas exclusivamente a produtos de origem natural ou alternativos à carne ou peixe. A nível de restauração surgem também cada vez mais opções, tanto de restaurantes exclusivamente vegetarianas, mas também os restaurantes tradicionais que, apresentam alternativas bastante atractivas até para quem não segue esta dieta.


Esta opção de regime alimentar tem gerado algumas divergências entre os que estão a favor e os que estão contra, conheça alguns dos argumentos:



Vantagens do vegetarianismo:

  • A dieta vegetariana diminui a ocorrência de muitas doenças, como problemas cardíacos, cancro, diabetes e outras.
  • Os casos de osteoporose em vegetarianos é reduzido, pois perdem menos cálcio pela urina do que aqueles que ingerem carne.
  • A dieta vegetariana é do ponto de vista ético a mais correta, pois é contra a matança e exploração animal que não se justifica racionalmente como uma verdadeira necessidade. Num mundo com abundância de outros alimentos a matança de animais para consumo é injustificada.
  • Os vegetarianos têm uma alimentação mais variada, prezam e procuram conhecer os alimentos disponíveis pois não ficam presos ao cardápio tradicional que gira em torno da carne.
  • As funções intestinais são melhores nos vegetarianos pela ingestão de fibras presentes nos vegetais.
  • O vegetarianismo é uma postura que vai na contracorrente do individualismo e descaso com o meio ambiente, uma postura urgente para os tempos atuais.
  • Segundo uma comunidade do Orkut: “Vegetarianos trepam melhor

Desvantagens do vegetarianismo:
  • É difícil para o vegetariano viver em uma sociedade predominantemente carnívora. Se não se preparar pode não ter o que comer em ocasiões sociais!
  • A todo momento as pessoas querem saber por que você é vegetariano e você precisa repetir a todo momento as suas razões para tal.
  • Você tem que escutar argumentos idiotas como “Mas a alface também é um ser vivo!”, ou piadas bestas como “Pelo menos a vaca tem chance de correr, o pé de couve não!”
  • A atenção com a alimentação deve ser redobrada para que não aconteça nenhuma carência nutricional. Será uma preocupação a mais com sua saúde.
  • Se você não gosta de cozinhar o vegetarianismo pode ser uma pedra no sapato. Você será obrigado a aprender receitas básicas para a sua sobrevivência.
  • Ao viajar você pode passar alguns apertos, a não ser que siga essas dicas!
Talvez estes argumentos não o levem sequer a pensar em optar por este tipo de dieta, nem sequer a reduzir o consumo de carne, no entanto pode assistir alguns filmes que poderão sensibiliza-lo para as questões da criação intensiva de animais e para a exploração massiva de recursos marinhos.  

 

 

Cowspiracy: O segredo da Sustentabilidade, 2014

 

Em Cowspiracy, Kip Anderson explora a relação muitas vezes negligenciada entre o agronegócio e as alterações climáticas. O documentário financiado por meio de crowdfunding, pode ser um pouco difícil de se ver. Nele é mostrado o efeito que a carne tem na alimentação global, a realidade por trás do abate e o silêncio dos ativistas do meio ambiente que estão do lado das industrias com as quais deveriam estar lutando contra. Porém, o verdadeiro (e talvez um pouco forçado) prazer que você terá ao explorar esse documentário é acompanhar a transformação de Kip, que passou de ambientalista preocupado à ativista pelo direito dos animais. 
O ‘Cowspiracy’ pode ser o mais importante filme feito para inspirar a salvação do planeta“. O elogio é forte, mais ainda porque veio de Louie Psihoyos, realizador de “The Cove” (“A Baía da Vergonha” é o título em português), documentário norte-americano sobre a caça de golfinhos no Japão e que venceu o Óscar de melhor documentário em 2010.


 

Vegucated, 2011 


Três nova-iorquinos amantes de carne e de queijo adotam uma dieta vegana durante seis semanas. Junto com a diretora e apresentadora Marisa Miller Wolfson, o trio explora o estilo de vida e os efeitos que ele tem na saúde, na vida social e no ponto de vista deles. Vegucated, filmado com um orçamento mínimo, aborda todo canto do veganismo. A mistura de humor e solenidade, junto com as lutas e triunfos que os participantes enfrentam, fazem do documentário uma bomba de verdades acessível para todos aqueles que estão descobrindo o estilo de vida.




Blackfish, 2013


O documentário centra-se no cativeiro da orca Tilikum, que foi responsável pela morte de três pessoas, e nas consequências de manter tais animais grandes e inteligentes em cativeiro. A cobertura de Tilikum começa com a sua captura, em 1983, nas águas na Islândia e mostra como ele foi perseguido por colegas animais em cativeiro e deixado em um tanque escuro por horas, o argumento de Cowperthwaite é que esses fatos contribuíram para a agressão da baleia. Cowperthwaite também se concentra nas alegações do SeaWorld que os Cetaceos (as orcas são na realidade, golfinhos) em cativeiro vivem mais tempo, e de que isso é falso



 

Fed up, 2014


“O Congresso diz que pizza é um legume” é o que lê o pôster do documentário Fed Up, já nos dando um indício do tom chocante e político que ele nos traz. O filme examina a obesidade pandêmica que está afetando as crianças americanas, que, pela primeira vez, estão crescendo mais gordas que os próprios pais. A prevalência das comidas processadas com alto teor de açúcar e gorduras saturadas nas escolas está sob análise minuciosa. Além disso, o filme examina a batalha que prevalece entre famílias americanas, médicos e as grandes corporações que tentam esconder o número grande de informações que relacionam uma dieta cheia de açúcar à uma saúde precária. Antes dos créditos finais, o documentário cita vinte empresas, grupos industriais e políticos que não quiserem dar entrevistas aos cineastas.
“Num estudo recente, 43 ratos de laboratório viciados em cocaína tiveram que escolher entre cocaína e água com açúcar por um período de quinze dias. 40 dos 43 escolheram o açúcar.” – Katie Couric (narradora)
 

 

Gordo, Doente e Quase Morto, 2010


Sinopse: Joe Cross, um homem gordo australiano, passa 60 dias consumindo somente suco e torna-se um homem não tão gordo. Mais magro, porém, continua australiano. O documentário, mesmo tendo sido chamado de anúncio por alguns, mostra a inegável transformação de Cross e o efeito fortalecedor que ele tem sobre as vítimas que comem comidas “junk”. Além disso, ele mostra as impressionantes qualidades de uma dieta a base de legumes, que pode prevenir ou até combater uma série de doenças como diabetes e esclerose múltipla. Assistir ao Joe largar os remédios e melhorar com comida é marcante, contanto que você consiga aguentar animações medíocres.


 

Meat the Truth

 
Documentário apresentado pela ativista holandesa Marianne Thieme, cita dados do estudo da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, que mostram a pecuária como maior vilã do clima global.  Aborda temas omitidos na famosa palestra de Al Gore, “Uma Verdade Inconveniente”. Os principais pontos mostrados em relação ao impacto ambiental pecuário são a produção de metano e o desmatamento de florestas como a Amazônia. Fala também sobre a realidade cruel da exploração animal, entre outras questões relacionadas.



 

Sea the Truth 


Uma continuação do filme de 2008 “Meat the Truth” sobre o impacto da criação de gado no aquecimento global, um novo filme titulado “Sea the Truth” apresenta as consequências igualmente destrutivas da sobrepesca. O novo documentário foi criado pela Fundação Nicolaas G. Pierson, o escritório científico do Partido dos Animais Holandês, e filmado pelo aclamado fotógrafo submarino e conservacionista holandês Dos Winkel.



 

Vegana


Luka é uma garota, que aprendeu, com sua tia Vera, o respeito e o valor de cada ser vivo. Com suas atitudes e seu conhecimento sobre a exploração animal, ela tenta sensibilizar sua família e a escola onde estuda. No início, o pai da adolescente mostra-se resistente a novas ideias. Mas, com seu exemplo, Luka consegue fazer com que ele e outras pessoas repensem valores e práticas do dia a dia.



 

The Witness  


Um documentário de 43 minutos que nos conta a emocionante história de Eddie Lama, um empreiteiro do ramo da construção que cresceu num bairro problemático de Brooklyn e se tornou um acérrimo defensor dos direitos dos animais. Eddie Lama relata o seu percurso e de como a interacção com um gatinho bebé abriu a sua consciência e o seu coração e o conduziu a resgatar animais abandonados, criar uma associação e ir para as ruas de Nova Iorque mostrar à população vídeos dos abusos que são cometidos sobre os animais.
"The Witness" esteve presente em 32 festivais e ganhou 8 vezes o prémio de melhor documentário. Página oficial com ligação para visualizar o documentário online.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário