quarta-feira, 9 de março de 2016

Conheça as maiores aves de rapina do mundo

O mundo animal está cheio de uma infinidade de espécies de todos os tamanhos cores e feitios, e neste campo as aves parecem dar cartas aos seus companheiros de reino.
Nesta classe existem espécies pequenas grandes, médias, umas que voam grandes distanciais outras que nem sequer conseguem sair do chão. Assim como todas as classes, as aves subdividem-se em famílias e géneros diferentes, no qual se encontram animais com características e qualidades específicas.
De entre todo este grande grupo, as aves que talvez despertem mais curiosidade e fascínio são as de rapina, que se destacam sobretudo pelo tamanho e agilidade com que capturam as presas
Estas aves são conhecidos por serem carnívoras e caçadoras, por isso possuem caracterizadas bem definidas tais como uma visão e audição apuradas, garras e bicos fortes e afiados, etc. Cada espécie é moldada de acordo com o tipo de presa que captura e ambiente em que vive, conheça alguns exemplos destes grandes pássaros. 


Condor-dos-Andes e Condor-da-Califórnia

O Condor-dos-andes e o Condor-da-califórnia são as duas aves com maior comprimento e envergadura do mundo (cada uma com 1,3 metro e envergadura de até 3 metros). Acostumadas com seus respectivos habitats montanhosos e desérticos, como os que carregam em seus nomes, ambas se caracterizam por fazer uma boa análise antes de atacar suas presas.
A rapinante sul-americana (Vultur Gryphus) é conhecida por fazer suas caçadas em regiões mais abertas, onde prioriza bichos mortos, além de desprezar o ataque a filhotes e animais doentes. Já a norte-americana (Gymnogyps Californianus), que apresenta alguns tons amarelados e detalhes em vermelho, é marcada pela sua visão incrível e olfato altamente apurado tornando seu ataque ainda mais letal.

Estes dois belos pássaros chegam a ter 1,3 metro de comprimento e, com as asas abertas, atingem 3 metros de envergadura. Indivíduos adultos destas duas espécies podem pesar acima de 11 quilos. Como o próprio nome indica, o condor-dos-andes vive na cordilheira dos Andes, na América do Sul, habitando encostas de montanhas. Infelizmente, ele tem sido implacavelmente perseguido pelo homem. O condor-da-califórniam, encontrado no estado norte-americano de mesmo nome, também corre sérios riscos de extinção. Em meados dos anos 90, existiam pouco mais de 100 destes animais nos Estados Unidos e, para evitar que a espécie desaparecesse completamente do mapa, foi criado um programa de reprodução em cativeiro.


Gavião-real ou Harpia (Harpia Harpyja)
Encontrado quase em toda a América Latina (da Argentina até o território mexicano), o Gavião-real é conhecido como uma espécie solitária, acostumada a aparecer sem chamar muita atenção. É um animal solitário, com um voo bem alto, adora planar e faz bruscas manobras quando está caçando. a Harpia é uma predadora feroz com suas vítimas, envolvendo-as com sua forte garra e precisão. Podem chegar a pesar até nove quilogramas, e captura animais de médio porte como os macacos e outros animais da floresta. O seu comprimento é de 1,15 metro e envergadura que pode chegar até 2,5 metros.


Águia-dourada (Aquila Chrysaetos)

Uma das aves de rapina mais conhecidas em todo o mundo, a Águia-dourada é famosa pela grande inteligência estratégica e astúcia com que realiza seus ataques. A águia pode ser encontrada em alguns lugares do mundo, e costuma fazer aparições em duplas (uma ave persegue a vítima até que a mesma demonstre sinais de cansaço e a outra chega para finalizar a caçada). Pode atingir o tamanho vai de 80 centímetros até 1 metro, com envergadura de 2,3 metros.


Águia-filipina (Pithecophaga Jefferyi)

Com habitat característico como o próprio nome já diz, a Águia-filipina é a quinta maior rapinante de todo o planeta (com comprimento de 80 centímetros até 1 metro e envergadura de 1,5 metro). A principal característica da espécie é sua incrível habilidade e prazer em caçar macacos como vítimas de seus botes. Esta espécie está em vias de extinção, calcula-se que existam menos de 100 águias-filipinas, a habitar a natureza. 

A maior ave rapina a habitar em Portugal é o abutre preto, que também está presente Península Ibérica, incluindo Baleares, e nos Balcãs e um pouco por toda a Europa. O seu habitat entende-se pela Turquia, através do Cáucaso, Irão, Afeganistão até ao sul da Sibéria, Mongólia e norte da China e extremo norte da Índia. Populações invernantes até ao sul do Sudão, Médio Oriente, Paquistão, noroeste da Índia e Coreia.
Em Portugal ocorre no Leste e Centro-Sul do território continental, ao longo da região fronteiriça do território continental entre Beira Baixa e o Baixo Alentejo, sendo um visitante esporádico na região do Douro Internacional. Depois de um declínio acentuado ao longo da primeira metade do séc. XX e de se ter extinguido como reprodutor nos anos 70, em 2010, 4 casais de abutre-preto voltaram a nidificar em Portugal, na região do Tejo Internacional, dos quais 2 tiveram sucesso reprodutor. Depende agora de todos reduzir as ameaças a esta espécie, o que pode permitir que esta imponente ave volte a ser comum nos nossos céus.
O abutre-preto é caracterizado pela plumagem é preta-acastanhada, quase uniforme em todo o corpo. Tal como acontece na maioria das espécies de abutres, a cabeça não têm penas, estando coberta por uma penugem de cor clara, com partes pretas redor dos olhos e no pescoço. O bico é castanho, com cera cinzenta-azulada. As patas são cinzentas, e em adulto pode atingir 3 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário