terça-feira, 26 de julho de 2016

Milk?” Documentário realizado por Sebastian Howard




A Harvard School of Public Health enviou em 2013 uma mensagem para o USDA (Departamento da Agricultura dos Estados Unidos) e aos alegados especialistas do mundo inteiro, com o lançamento do seu guia Healthy Eating Plate (Dieta Saudável) em resposta ao novo guia de saúde e nutrição da USDA que veio substituir a pirâmide alimentar.

Os especialistas em nutrição e investigadores da Universidade de Harvard, onde o guia alimentar está baseado numa nutrição sã, tem investigado com afinco e, mais importante ainda, livre da pressão de lobbies e grupos industriais. A maior evidência disso é a total ausência de lacticínios no seu novo guia para uma dieta saudável. Alegam que «um consumo alto destes alimentos [os lacticínios] aumenta significativamente o cancro da próstata e dos ovários».

Os investigadores da Harvard referiram ainda que os altos níveis de gordura saturada na maioria dos lacticínios e a presença de aditivos químicos da sua produção, os tornam um alimento a evitar devendo ser substituídos por  legumes verdes (nomeadamente couve, repolho, brócolos, etc.), soja enriquecida e grãos de várias espécies para se obter o cálcio necessário e de qualidade.

A posição desta conceituada universidade americana, junta-se a muitas outras vozes que têm questionado os benefícios do consumo de leite. Se até à década de 90 este era um alimento essencial à vida sobretudo para as crianças, esta crença foi mudando com tempo e cada vez mais se fala sobre os malefícios do leite para a saúde. 

Partindo desta mudança de atitude em relação ao consumo de produtos lácteos, o documentário faz uma análise profunda à indústria leiteira norte-americana e, ouve opiniões distintas sobre os benefícios e as consequências de incluir esta bebida na alimentação diária. 

Apesar da saúde ser o aspecto principal abordado no documentário, ele não reduz o problema do consumo de leite a isso. Também é parte da pauta discutida no documentário as relações empresariais envolvendo a produção de leite, a desconstrução da necessidade de pasteurização deste produto e a forma de ordenha o qual as vacas são submetidas. 

Sem dúvida que é cada vez menos conscienciosa os benefícios do consumo de leite, para além disso a produção deste alimento tem actualmente um grande impacto ambiental tanto a nível de poluição atmosférica, como de consumo de água e uso de solo. Unicamente com o objectivo de ficar a conhecer e tomar consciência sobre a produção e consumo do leite, partilhamos este documentário realizado nos Estados Unidos em 2012.


Trailer For Milk The Documentary from Batchfilms on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário