sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Grandes felinos, quem são estes misteriosos animais?



A designação de grandes felinos, é atribuída a um conjunto de animais de grande porte e com um enorme rugido, mas que para além destas características não diferem muito das características dos gatos domésticos.

Estes animais são alvo da curiosidade e da atenção de muita gente, talvez devido às suas características mais ou menos enigmáticas e também a beleza física e dimensões. 

Apesar de algumas espécies ainda terem um estado de conservação que não inspira grande preocupação, as populações dos maiores felinos, como leões, tigres, chitas, leopardos e jaguares, estão em declínio acentuado e algumas em perigo critico de extinção.

Conheça melhor alguns destes interessantes animais que povoam o nosso planeta com muita beleza e algum mistério à mistura:



Tigre (Panthera tigris)
O tigre é um mamífero que faz parte da família dos Felinos ou Felídeos. São os maiores felinos do mundo e é possível encontra-los na maior parte de Ásia. Habitavam lugares tão diversificados (florestas tropicais, pântanos e savanas) que acabaram evoluindo em populações regionais com padrões e tamanhos distintos, a ponto de serem classificadas em subespécies diferentes, incluindo o tigre-siberiano, Panthera tigris. Hoje, a maioria está extinta. A perda de habitat, a caça de suas presas e o mercado negro chinês, que vende partes do corpo do felino para a indústria farmacêutica, estão dizimando um dos predadores mais formidáveis do planeta. As estimativas indicam que a população de tigres na natureza está entre 2 mil e 4 mil indivíduos 

Os tigres são animais ágeis, firmes e graciosos. Possui enormes mandíbulas, dentes grandes e afiados, andar macio e fortes garras, este animal é, acima de tudo, um hábil caçador. Quando tem fome, estes animais podem também atacar o homem, no entanto, isso é muito raro.  Suas garras longas e cortantes imobilizam a presa com facilidade. Seus enormes dentes ferem mortalmente até animais de grande porte.

Durante a caça, o tigre é silencioso e paciente, espreita sua presa durante horas sem ser visto ou ouvido. Os diferentes padrões no pelo servem para os camuflares no mei da folhagem, mas também funcionam como a impressão digital, não havendo dois tigres igual. 

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): espécie ameaçada




Tigre-De-Bengala Panthera tigris tigris 

Os tigres são animais ágeis, firmes e graciosos. Possui enormes mandíbulas, dentes grandes e afiados, andar macio e fortes garras, este animal é, acima de tudo, um hábil caçador. Quando com fome, estes animais podem também atacar o homem, no entanto, isso é muito raro.  Suas garras longas e cortantes imobilizam a presa com facilidade. Seus enormes dentes ferem mortalmente até animais de grande porte, possuindo uma das maiores mordidas do mundo animal. Devido as estas características conseguem –se alimentar de animais de grande porte com quem partilham o habitat, tais como nomeadamente o Búfalos, Veados, Alces, Coelhos e até já foi observado a comer pequenos macacos, pássaros e Cobras. 

Apesar de ser a subespécie de tigre mais numerosa no planeta, a distinção é enganadora pois existem menos de 2.500 destes tigres. São constantemente ameaçados por caçadores furtivos, em busca de prémios e troféus, bem como do comércio de várias partes do seu corpo para a medicina tradicional chinesa. 

A perda de habitat (desflorestação) e a subida do nível da água em algumas regiões do seu habitat natural, são uma ameaça acrescida.
Até ao começo do século XX, esta espécie, habitava quase toda a Índia, mas actualmente encontram-se dispersados por Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar. O seu habitat natural são os bosques, a Floresta tropical e Terras-altas.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza):  Em perigo

 

Tigre Siberiano (Panthera tigris altaica) 

O Tigre-Siberiano é um caçador solitário e noturno, que pode percorrer distâncias de 10 a 20 km numa só noite. Vive em média 20 anos, sendo que o macho vive menos que a fêmea, por estarem sempre em confronto com outros machos por causa das presas. Pesa 300 kg, 1 metro de altura e 3 metros de comprimento (sendo 80 cm de cauda). Na ordem dos carnívoros, o único animal que o ultrapassa em tamanho é o urso.

Graças à camuflagem proporcionada pela coloração e pelo desenho de sua pelagem, que confunde a linha do contorno do seu corpo contra a vegetação, o tigre pode aproximar-se de sua presa sem ser percebido. Quando está a 20 m de distância, o tigre baixa-se e depois de caminhar quase se arrastando pelo solo durante um trecho, salta para a frente, tratando de morder o pescoço de sua vítima enquanto a imobiliza pelos ombros ou pelas costas. Somente 5% dos ataques do tigre têm êxito.

O tigre mata, em média, entre 40 e 50 presas durante um ano, o que equivale a uma a cada oito dias. No caso dos tigres com crias, às quais têm de alimentar, o tempo dedicado à caça é maior. De músculos fortes e elásticos, o tigre é capaz de matar um búfalo com uma patada e, aferrando-o com as presas, arrastá-lo por centenas de metros. A sua alimentação é muito variada. Em geral devora cervos e suídeos, mas quando estes faltam, alimenta-se até de ursos, na Sibéria, e bovinos, na Índia e Indonésia.

O seu sentido mais aguçado é a audição. A vista é tão fraca que não distingue, além de cem passos; o olfato praticamente inexiste. Caça à noite ou ao amanhecer, o resto do tempo é para dormir. Geralmente os tigres não atacam o homem, os que o fazem, são animais velhos ou doentes.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza):  Em perigo




Leão (Panthera leo)
Leões são mamíferos pertencentes ao Gênero Panthera, cujos representantes
possuem a capacidade de rugir, graças à presença de uma estrutura óssea calcificada, denominada hioide. Leões, ainda, possuem algo bastante característico: a presença de juba, em indivíduos do sexo masculino.

Estes animais são encontrados naturalmente na África e são os mais sociais de todos os felinos. Sendo os únicos felinos que vivem em bandos, geralmente constituídos por um macho dominante, várias fêmeas e seus filhotes. De hábitos crepusculares e noturnos, eles têm as girafas, gazelas, antílopes, zebras, gnus e porcos selvagens como suas principais presas. A capacidade de alcançarem 50km/h ao correrem, além do olfato, visão e audição apurados, são características que fazem desses animais excelentes caçadores. 

As fêmeas são as principais responsáveis pela caça, geralmente em grupos, enquanto os machos cuidam de seus territórios. Em raros casos, leões podem caçar humanos, pode no entanto acontecer mas ataque é normalmente feito por leões velhos e solitários, geralmente machos, incapazes de caçar itens próprios de sua dieta. São caçados em retaliação pela morte de pessoas e do gado na África. Seus ossos também podem ser vendidos para a indústria farmacêutica. Eles entram como substitutos dos ossos de tigre que se tornam cada vez mais raros. 

Machos e fêmeas podem alcançar os 2,50 metros de comprimento e 250 quilos, e 1,75 metros e 180 quilos, respectivamente. Assim, estes animais de coloração que varia entre o bege e o castanho avermelhado estão entre os maiores mamíferos carnívoros encontrados no mundo. 

Quanto à reprodução, alcançam maturidade sexual aos aproximados quatro anos de idade. A gestação dura em torno de quatro meses, dando origem a até seis filhotes. Eles acompanharão a mãe e o bando até aproximadamente dois anos de idade, quando se tornam independentes e tendem a sair em busca de um bando para assumirem. Para tal, podem entrar em combate com o macho residente. Em alguns casos, no entanto, passam a viver solitários. 

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): vulnerável


Chita  (Acinonyx jubatus)
Também conhecida como guepardo, a chita é a grande velocista entre os felinos e o animal terrestre mais veloz do mundo.pode atingir 110 km/h. Suas garras não são retráteis, o que gera mais tração e, consequentemente, mais velocidade. O felino tem uma alta taxa de sucesso na captura de presas. Esse fato não é visto com bons olhos pelos agricultores, que frequentemente matam os guepardos para proteger seus rebanhos. A competição com outros gatos também é uma ameaça à espécie: em algumas áreas a mortalidade de filhotes chega a 95%, a maioria das perdas é causada por leõ

As chitas podem, neste momento, ser encontradas no Centro e Sul do continente africano. Este animal já foi presença frequente no Médio Oriente e em alguns territórios asiáticos, embora actualmente seja muito raro avistá-lo nestas paragens.

Ao contrário de outros felinos africanos, a chita é um animal solitário, que só se faz acompanhar pelos filhos, se os tiver.

As chitas têm ninhadas de dois ou três filhotes, e a gestação dura cerca de 90 dias. A mãe amamenta as crias em exclusivo até estas terem cerca de 60 dias, depois e até aos seis meses caça sozinha para eles e por volta dessa altura começa a ensiná-los a caçar. Até aos dois anos, caçam e vivem juntos, e quando a mãe acha que estão preparados para sobreviverem sozinhos, desaparece para nunca mais voltar. As jovens crias permanecem ainda juntas durante alguns meses, mas progressivamente vão-se afastando e criando os seus próprios territórios de caça.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): espécie vulnerável


Leopardo (Panthera pardus)
É um felino carnívoro da Família Felidae. Seus parentes próximos, do mesmo Gênero (Panthera), são os tigres, o jaguar e o leão. Curiosamente, o leopardo tem alguns hábitos comuns aos inofensivos gatos domésticos, como: o cuidado extremo com o pêlo, a agilidade e o fato de serem brincalhões e muito dorminhocos. 

Estes grandes felinos habitam na África (florestas tropicais, Humidas e nas savanas), na Ásia (principalmente na Índia, e eventualmente no Afeganistão) e no Médio Oriente (regiões semi-desérticas). É um animal de fácil adaptação a diferentes climas. 

Os leopardos podem atingir os 2 metros de comprimento, e chegam a pesar de 40 a 70 kg. A cor dos leopardos é uma mescla de amarelo, branco e preto e sua cauda é maior do que a da onça-pintada, por exemplo. 

Estes animais têm hábitos noturnos, sendo que durante o dia dormem por horas, e cuidam de sua pelagem, normalmente se lambendo como os gatos. Passam o dia em troncos de árvores, onde sobem com muita facilidade. Vivem sozinhos e só invadem o território das fêmeas durante o período de reprodução.

Os leopardos alimentam-se de diversos animais, dependendo da região em que habitam, como: antílopes, javalis, gazelas, impalas, cervos, macacos, gnus, coelhos, cobras, veados, insetos e alguns roedores. Eventualmente atacam rebanhos, vitimando cabras e gados (ainda pequenos). Ao perseguirem sua presa, podem atingir velocidade próxima de 70 km/h, apesar de preferirem emboscadas calculadas, para evitar um esforço maior.
Para evitar que outros predadores como hienas ou leões tirem proveito de sua presa, o leopardo pode fazer uso de sua força para transportar a carniça para o alto das árvores. É capaz de erguer um peso de até três vezes o próprio peso.


A reprodução dessa espécie acontece entre os meses de fevereiro e março, quando macho e fêmea caminham em busca de um parceiro. Após o acasalamento, macho e fêmea se afastam, sendo que toda a responsabilidade
pela alimentação das crias é da fêmea, até que os filhotes cresçam e tenham condições de caçar sozinhos. A gestação dura de 90 a 105 dias, e em cada ninhada costuma nascer de 2 a 5 filhotes.

Todas as espécies de leopardo estão em perigo de extinção, principalmente pela caça com o objetivo de obter sua pele, de grande valor econômico, utilizada para confecção de vestuário e artigos de couro. 

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): espécie quase ameaçada



Leopardo-das-neves (Panthera uncia)

O Leopardo-das-neves é uma espécie de felino das altas montanhas. Pode ser encontrado na Mongólia, oeste e sul da China, o Nepal, os Himalaias, Tibete, Afeganistão, Paquistão, habita toda uma superfície de cerca de um milhão de km2. Este felino vive geralmente debaixo do limite das neves. No Verão, entre os 2700 e os 6000 metros de altitude. No Inverno desce para os 1000 metros. Graças à sua pelagem densa e os seus sólidos pulmões, não fica afectado pela falta de oxigénio do local.

O Leopardo-das-neves possui uma pelagem comprida e espessa, vai desde do cinzento claro ao cinzento creme. A parte inferior da sua pelagem é mais branca enquanto a zona dorsal está cheia de manchas escuras em forma de anéis (separados ou não). Tem patas grandes e orelhas curtas e arredondadas. O peso deste leopardo ronda entre os 25 e os 50 kg. O seu comprimento varia entre um 1 metro e 1,30 metros. A sua cauda é longa, entre os 90 cm e 1 m de comprimento. Esta ajuda a manter o equilíbrio em zonas mais perigosas.

Sabemos que o Leopardo-das-neves é um animal muito solitário que ocupa um grande território. Tanto que a única fêmea encontra-se num vale inteiro. É um felino excessivamente raro e difícil de observar na natureza devida a inacessibilidade do seu habitat. Da sua dieta alimentar fazem parte animais como o íbex, markhors e gazelas do Tibete. Também caça presas mais pequenas como marmotas ou lebres.

Todos os dias o Leopardo-das-neves percorre grandes distâncias para procurar as suas presas. Vive em cavidades de penhascos e parece permanecer fiel aos seus refúgios habituais.

Ao contrário do leopardo comum, o Leopardo-das-neves é activo durante o dia e caça directamente e não utiliza estratégias de ataques surpresa. Os seus grandes olhos estão perfeitamente adaptados para uma visibilidade difícil, o que lhe permite caçar em zonas mais escuras. Apesar do seu grande tamanho, o Leopardo-das-neves ronrona da mesma forma que os pequenos felinos. Graças às suas grandes e musculadas patas posteriores, o Leopardo-das-neves é o melhor saltador entre os felinos. Pode chegar a saltar até de metros de altura. É uma animal que caça em emboscada, para posteriormente lançar-se com um salto sobre a presa.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): espécie ameaçada



Leopardo-de-amur  (Panthera pardus orientalis)
É a subespécie de leopardo mais setentrional, que habita os montes Sikhote-Alin. É também conhecido como o leopardo siberiano e o leopardo do Extremo Oriente. 

Apesar de sua distribuição coincidir com a do tigre siberiano, sua população não é tão pesadamente afetada, tal como outros leopardos e tigres noutras regiões. Leopardos-de-amur evitam viver ou caçar muito próximo do território do tigre, evitando a competição direta por presas. 

Assim como todos os outros leopardos, eles são animais solitários, com hábitos noturnos e levam suas presas para as árvores como medida de segurança, a fim de evitar que caia nas mãos de outros carnívoros como ursos e tigres. Caçadores astutos e oportunistas, sua dieta consiste de cervos roe e sika, lebres e outros roedores locais.

Os leopardos-de-amur distinguem-se dos demais subespécies de leopardo devido à sua pele e pernas mais grossas e peludas, possivelmente para sobreviver melhor no clima frio da taiga. Ainda possuem rosetas maiores e mais espaçadas.

Durante o inverno sua pelagem apresenta uma coloração creme pálida, porém no verão é mais alaranjada. Durante o verão sua pelagem tem normalmente cerca de 2,5 centímetros de espessura, porém no inverno tem aproximadamente 7 centímetros. Os machos são aproximadamente duas vezes maiores que as fêmeas, e pesam entre 30 e 70 quilos.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): Em perigo critico



Pantera-nebulosa (Neofelis nebulosa)
Rosetas em forma de nuvens irregulares espalhadas pelo corpo batizaram a pantera-nebulosa (também conhecida como leopardo-nebuloso). Pode atingir até 1.1 metros e é o mais pequenos de entre os grandes felinos, mas sua habilidade de escalada rivaliza com a de muitos gatos pequenos. Caça macacos, aves, porcos-espinhos e veados. É encontrado em florestas densas no Sudeste Asiático, habitat com uma das mais altas taxas de desmatamento no mundo. O felino também é alvo do tráfico de animais. A pele é vendida para a confecção de casacos, os ossos para a indústria farmaceutica, a carne é consumida em pratos exóticos e indivíduos vivos são negociados como animais de estimação 

Apesar de não estarem relacionados com os restantes leopardos, partilham com estes a excelente habilidade de subir às árvores, conseguindo até pendurar-se nos ramos presos apenas pelas patas.

A maior parte da informação que temos sobre os leopardos nebulosos advém da observação destes em cativeiro, em particular nos programas de reprodução levados a cabo por alguns zoológicos. A vida destes leopardos em ambiente selvagem é algo misteriosa e pouco se sabe sobre ele

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): espécie vulneráve


Jaguar (Panthera onca]
O terceiro maior felino do mundo (apenas atrás de tigres e de leões) e o maior felino do continente americano, é também chamado de pantera ou onça pintada 

A onça pintada (Panthera onca) é um felino da família Feliade. É um animal carnívoro, sendo que também é chamado de jaguar (nome que tem origem na Mitologia Guarani). A onça pintada chega aos 2,10 metros de comprimento, pesa em média 150kg e sua altura chega a 90 cm. Em cativeiro, comem aproximadamente 2,5 kg de carne por dia, porém em liberdade, como gastam mais energia, comem bem mais. 

A onça pintada vive às margens dos rios e também nos ambientes campestres desde o sul dos EUA até a Argentina. A onça têm como território individual de caça, aproximadamente 80 quilómetros quadrados.

Durante a época do acasalamento, a onça pintada, que é um animal muito solitário, procura um par. A gestação dura cerca de 100 dias e pode ocorrer o nascimento de até 4 filhotes. Os bebés nascem cegos só começam a ver após duas semanas de vida. Com três meses de vida os filhotes começam a sair da toca, para serem ensinados pela mãe a viver sozinhos. Após esse período, começa a sua vida solitária. Os machos atingem a maturidade sexual aos três anos e meio e a fêmea aos 2 anos de idade.

A onça pintada é uma excelente nadadora, e tem um grande poder de caça. Suas patas proporcionam-lhe uma força extraordinária, o que ajuda muito ao caçar os animais como antas, capivaras, tamanduás, queixadas, cavalos, gado doméstico, aves, veados, macacos, catetos, pacas, peixes e até jacarés. Também matam jibóias e sucuris quando não encontram outra opção. As onças têm, portanto, uma alimentação muito variada.

A onça pintada tem a mandíbula mais poderosa entre os felinos e a segunda mais poderosa entre os carnívoros. Para matar as capivaras, macacos e outros animais menores ela ataca diretamente no crânio da vítima.
O desmatamento, o envenenamento dos rios e a caça tem dizimado a população de onças pintadas em diversos lugares.
 


A sua esperança média de vida vária entre 10 e 20 anos, esta oscilação de idade se deve ao fato da onça viver em liberdade ou em cativeiro.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): espécie vulnerável 


Puma ou Onça-parda (Puma concolor)
Suçuarana, leão da montanha, puma, cougar... A lista de nomes da onça-parda é longa. É encontrada das montanhas Rochosas, no Canadá, até o sul da Patagônia chilena, dos picos nevados dos Andes até os campos do Cerrado, das planícies do Pantanal até a Floresta Amazônica. Devido à sua distribuição extensa, o felino acabou recebendo vários nomes populares em línguas diferente

É um mamífero pertencente à família Felidae e à ordem carnívora. Vive solitário e costuma caçar no final do dia. É o segundo mais pesado felino da América, ficando somente atrás da onça pintada.

Este animal, quando adulto, pode chegar a medir até 2,40 m de comprimento, atinge até 65 cm de altura e seu peso pode chegar a 100 kg. Tem uma esperança média de vida de 15 anos e atinge a maturidade sexual entre os 2 e os 3 anos, a gestação (que ocorre de dois em dois anos) dura em torno de 90 dias e o número de filhotes que nascem oscila entre dois e quatro. Os filhotes abrem seus olhos depois dos primeiros dez dias e ficam com a mãe durante os primeiros vinte meses.

O puma é dotado de garras retráteis e afiadas cujo formato é curvo. Nas patas dianteiras possuem cinco dedos e nas patas traseiras somente quatro. Suas patas possuem na parte inferior almofadas que lhe permitem mover-se sem fazer barulho. O puma só ataca o homem quando se sente em perigo.

A pelagem do puma é de cor bege, podendo apresentar variações que vão da cor cinza à cor ferrugem ou marrom. O comprimento do seu pêlo varia de acordo com a temperatura do habitat do animal, ou seja, em climas frios o pelo do puma é mais comprido.

Da mesma forma que os outros felinos o puma é um predador bastante eficaz, pode caçar animais pequenos, como pequenos roedores, insetos, peixes ou coelhos e também animais de grande porte como o alce ou veados. Este é um animal exclusivamente carnívoro que só se alimenta de animais que ele mesmo tenha matado.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): pouco preocupante



Caracal (Caracal caracal)
Encontrado na África e na Ásia, o caracal, também conhecido como lince-do-deserto, é capaz de pular 3 metros na vertical para abater aves em pleno voo. Mas também caça roedores e pequenos antílopes. Animais domésticos também podem fazer parte do cardápio e a presença deste felino não é muito apreciada pelos agricultores. No entanto, devido sua grande área de distribuição não está em perigo.

O caracal pode chegar a medir mais de 90 cm e pesar mais de 18 kg. Possui pernas longas e uma aparência esguia. A cor da pelagem pode variar de avermelhado, acinzentado a amarelo torrado, embora até se conheçam casos de indivíduos todos negros; o que é bom para se camuflarem. Um caracal selvagem vive cerca de 12 anos, mas em cativeiro pode chegar aos 17 anos. Como é um animal fácil de se domesticar, é utilizado na caça em países como o Irão e a Índia.

As presas favoritas do caracal são os roedores (nomeadamente os daimões), as lebres, aves de capoeira e outros animais domésticos. Por vezes pode até atacar gazelas, pequenos antílopes e também jovens avestruzes.

Pode dar saltos verticais de 3 metros e "abater" aves em pleno voo com a pata. 

Este animal tão peculiar parece um grande gato com a cara de filhote amável, mas com o corpo de uma atlética pantera. Seu nome provém do vocábulo turco “karakulak”, que significa orelhas negra.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): pouco preocupante



Serval (Leptailurus serval)
Embora não sejam animais domesticados, os servais são por vezes criados em lares particulares como qualquer outro animal de estimação. Em muitos países é necessário uma licença especial para um animal selvagem ser mantido em casa. Um dos factores que faz com que os servais adoeçam, quando são tratados como simples gatos, é o facto de os seus "donos" os alimentarem como tal, em vez da carne crua a que os animais estão habituados.

Os servais podem saltar até 3 metros para apanhar aves em voo. São felídeos bastante ágeis com longas patas e uma cabeça pequena. Caçam de noite com incríveis habilidades, tácticas de espera e de batida, capturando muitos roedores, mamíferos, especialmente ratos-toupeiras e lagartos, por vezes Gazelas e pequenos avestruzes. 

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): pouco preocupante


Lince Boreal (Lynx lynx) 
Também conhecido como lince eurasiático, é o maior de todos os linces e tal como o nome indica, habita nos continentes europeu e asiático (principalmente neste último).

É um felino solitário com uma pelagem espessa, que o ajuda a proteger do frio. Tem uma espécie de colar de pêlo à volta do seu pescoço e até as suas patinhas são bem peludas, o que dá a sensação de estarem calçados.

Uma das características mais visíveis nos linces são orelhas tufadinhas com pêlo negro na parte de cima. Estes tufos são na verdade auxiliares da excelente capacidade de audição que os linces têm.

A visão, também extremamente apurada, consegue detectar um pequeno rato a 75 metros de distância.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): pouco preocupante 


Lince do Canada (Lynx canadensis)
O Lince-do-Canadá tem uma pelagem comprida e espessa, pardo amarelado com zonas mais escuras em algumas ocasiões. De cauda curta, com vários anéis e com a extremidade escura. Esta espécie de lince possui patas posteriores longas. Os seus pés são muito grande (podem até medir cerca de 10 cm) e cobertos de uma pelagem densa. Estes pés grandes impedem-nos de se afundarem na neve profunda. Em certas ocasiões podemos ver Linces-do-Canadá com um pescoço com pêlo à volta.
As suas patas compridas e a sua pelagem densa e espessa fazem com que este lince se pareça muito maior do que na realidade é. Os machos pesam cerca de 10 kg quando que as fêmeas são ligeiramente mais pequenas. Pesam cerca de 8 kg e meio. Estes linces podem medir entre 80 cm e um metro desde a cabeça até ao inicio da cauda. A sua cauda tem entre 5 a 13 cm de comprimento.
Encontramos estes linces nos bosques boreais do Canadá principalmente e de Alasca. Também pode se encontrar alguns exemplares nas zonas cultivadas dos bosques espessos e nas zonas mais montanhosas. O Lince-do-Canadá reconquistou recentemente o norte dos estados de Wisconsin e de Minnesota. Foram também vistos alguns Linces-do-Canadá por estas zonas depois de todos terem desaparecido à anos atrás. Apesar de continuar a existir a caça deste tipo de linces, estas são realizadas em períodos concretos e debaixo de um controlo estrito, para evitar excessos e que coloque a espécie em perigo.
O Lince-do-Canadá alimenta-se geralmente de pequenos mamíferos (lebres principalmente), apesar de também comerem roedores, aves e inclusive veados, apesar deste último é apenas ocasionalmente. Geralmente caçam de noite.

Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): pouco preocupante.



Lince ibérico (Lynx pardinus)
O lince-ibérico tem uma pelagem castanho-avermelhada coberta de manchas pretas que podem ser desde pequenos pontos a riscas. Duas características muito particulares são o facto das orelhas possuírem nas extremidades pêlos em forma de pincel, assim como as longas patilhas que crescem ao longo do tempo. Tem um porte muito maior do que um gato doméstico e é um trepador exímio.
É essencialmente nocturno. Dentro das presas disponíveis nos habitats mediterrânicos da Península Ibérica, o lince seleciona fortemente o coelho-bravo que constitui entre 80 a 100% da sua alimentação. Esta elevada percentagem varia muito pouco entre áreas geográficas e entre as estações do ano. As necessidades energéticas de um lince adulto variam situam-se entre  600-1000 kcal, o que corresponde aproximadamente à energia contida num coelho adulto. Uma fêmea com duas crias necessitará de caçar cerca de 3 coelhos por dia. A partir destes dados calcula-se que a densidade mínima de coelho para permitir a reprodução do lince será de cerca de 4 indivíduos/hectare. 

O seu habitat restringe-se à Península Ibérica (bosques e matagais mediterrânicos), existindo apenas cerca de 100 linces ibéricos em liberdade em toda a Península Ibérica. O lince-ibérico não é avistado no território nacional desde 2001.
Na lista das espécies em vias de extinção em Portugal, o lince-ibérico assume os lugares cimeiros. Este é mesmo considerado o felídeo mais ameaçado do mundo, estando classificado como “criticamente em perigo” pelos Livros Vermelhos de Portugal e da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Em Espanha, o lince continua a viver no seu habitat natural, fruto dos esforços feitos pelo governo espanhol para recuperar a população, que aumentou já em 49%. Já há 188 animais entre a Sierra Morena e Doñana, na Andaluzia, um feito que levou a União Europeia a premiar o “Life Lince” andaluz como um dos cinco melhores projectos ambientais financiados com dinheiros comunitários.


Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza): Criticamente Ameaçada

Sem comentários:

Enviar um comentário